Tempo livre não significa repouso. O repouso, como o sono, é obrigatório. O verdadeiro tempo livre é apenas a liberdade de fazermos o que queremos, mas não de permanecermos no ócio.

Bernard Shaw

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dicas para formatação de Currículos

Quando uma empresa recruta profissionais, normalmente ela tem pressa em selecionar o candidato ideal. E você pode estar disputando uma vaga com uma, dez ou trezentas pessoas em condições semelhantes às suas. A primeira preocupação do selecionador é separar os CV´s em três categorias: potenciais, talvez e recusados.
A falta de clareza, falha técnica na apresentação, omissão da idade e datas e falta de qualificação são os principais fatores responsáveis pela eliminação nesta fase.
Devido à quantidade de currículos recebidos, as selecionadoras precisam agir com rapidez e precisão, lendo e analisando as informações.

Para facilitar o processo, seguem abaixo algumas dicas das técnicas e regras para a elaboração de um currículo: 
ü  Não esqueça que a função do CV é "vender" sua imagem e destacar sua experiência profissional. 
ü  Deixe transparecer objetividade, positivismo e comunicabilidade.
ü  A linguagem deve ser clara e objetiva. Revise o texto para evitar erros gramaticais e de acentuação. 
ü  Não mencione suas experiências na terceira pessoa (realizou, participou, coordenou, cumpriu). Utilize as palavras realização do projeto..., participação como líder..., coordenação do projeto..., cumprimento de metas... Procure mostrar os resultados positivos de suas atividades.
ü  Destaque seus pontos fortes, sem exageros. Mantenha o equilíbrio e o bom-senso. 
ü  As informações devem ser verídicas, pois as empresas fazem checagem. Mesmo assim, há pessoas que insistem em valorizar o CV alterando sobre formação acadêmica, antigos empregadores e realizações no trabalho. 
ü  Não use formulários prontos. São impessoais e demonstram pouca dedicação na elaboração de um trabalho tão importante.
Você verificou que a elaboração do currículo é fundamental para abrir a porta da empresa no processo de seleção. Embora exista uma ordem para a colocação das informações, na prática, o que conta é valorizar os que ressaltem a capacidade do profissional, sem esquecer jamais a sua realidade. Exagerar nas qualificações e supervalorizar habilidades com o objetivo de impressionar o selecionador e conseguir uma vaga, não é uma boa solução. O importante é adequar seu currículo (currículo flexível) aos objetivos pessoais e às necessidades das empresas.

Modelo de Currículo

Informe o nome (em destaque), endereço, telefone fixo, telefone de contato, celular e e-mail, data de nascimento e estado civil.

Objetivo: Escreva de maneira direta a área de atuação pretendida (Administração, Comunicação, Atendimento, etc.)

Síntese de Qualificações
Informe, de maneira resumida, tudo o que desenvolveu ao longo da carreira.

Exemplo:
  • Mais de seis anos de atuação na área de atendimento ao público, seleção de candidatos, telemarketing ativo e receptivo;
  • Assistência à Gerência, controle de agenda, serviços de bancos, elaboração de cartas e de planilhas;
  • Organização de eventos.

Formação:
Indique apenas as suas formações mais recentes ensino médio ou superior. Sem esquecer de apontar a instituição de ensino onde concluiu o curso.

Exemplo:
Bacharel em Administração de Empresas – Mackenzie
Técnico em Plástico - Escola Senai Mario Amato
Obs.: Se você não tem nível superior coloque apenas a formação mais recente, por exemplo Ensino Médio completo – Escola “X”

Idiomas
Qualifique o nível de domínio do idioma. Não minta, pois muito provavelmente seus conhecimentos serão testados. No caso de idiomas, não faz tanta diferença o nome da escola onde você aprendeu não faz tanta diferença, ao contrário da escola. A não ser que tenha aprendido morando ou mesmo em um curso no exterior.


Histórico Profissional:
Enumere os trabalhos profissionais realizados, informando o tempo que atuou na empresa, o nome da empresa o segmento em que atua e a origem, além do cargo que ocupou.

Exemplos:
  • 2003 a 2004
    • Nome da Empresa
Indústrial nacional fabricante de massas alimentícias, em expansão, com cerca de sete franquias no comércio.
Função: Técnico

  • 1998 a 2002
    • Nome da Empresa
Empresa de prestação de serviços.
Função: Auxiliar de escritório

Obs:
1) É importante, ao redigir o histórico profissional, começar sempre pela experiência mais recente.
2) Elabore seu currículo em no máximo 2 (duas) folhas.

Cursos e Treinamentos:
Descreva cursos extra-curriculares (informática, idiomas). Indique o curso e a instituição de ensino onde concluiu.

Exemplo:
  • Informática (windows XP, pacote Office) - Escola...;

Informações adicionais
Você pode citar ainda um último item em seu currículo, que poderá falar sobre seus hobby’s ou ocupações fora do horário de trabalho.

As viagens internacionais que você fez, aonde morou e principalmente o que você fez por lá importam muito. Certas atividades demonstram perspicácia e jogo de cintura.

Vai bem nesse último item trabalhos voluntários, o que demonstra que você é uma pessoa preocupada com as questões sociais, mas nem pense em mentir a esse respeito.

Lembre-se: cuidado com os excessos. Você poderá escrever aqui quase tudo, mas sempre com muito bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário