Tempo livre não significa repouso. O repouso, como o sono, é obrigatório. O verdadeiro tempo livre é apenas a liberdade de fazermos o que queremos, mas não de permanecermos no ócio.

Bernard Shaw

domingo, 23 de junho de 2013

Características de líderes bem sucedidos

Escrito por Leopoldo Antonio de Oliveira Neto

Líderes bem sucedidos, vistos como integradores de sistemas corporativos, coordenam seus seguidores com objetivo de garantir as entregas esperadas:

· adaptam, modificam, ajustam e reorganizam interfaces de funções e tarefas complexas sempre que necessário;

· integram os resultados de sua área de atuação com os resultados das demais áreas da organização

· lideram pelo exemplo, tendem a trabalhar muito e a demonstrar alta resistência ao estresse

· são conscientes de suas falhas, tendem a se rodear de pessoas competentes que podem preencher suas lacunas.

Os líderes empresariais de sucesso passam a ser aqueles que reconhecem que as pessoas são o recurso mais importante da empresa e que o capital humano deve ser desenvolvido como tal.

Cada vez mais percebem que devem agir mais como treinadores e não como chefes tradicionais, abrindo mão do controle para obter resultados. Essa perspectiva derruba a barreira que separa gerência e liderança, vendo os líderes como pessoas reais, como gerentes que administram buscando o consenso.

Um líder comprometido, que verdadeiramente incorpore uma perspectiva de liderança educadora, terá melhor chance de vencer.

Líderes criam, modelam e remodelam a cultura. Fazem isso conscientemente, ensinando sistematicamente e desenvolvendo valores inerentes à sua perspectiva educadora.

Eles observam a realidade com os valores vigentes e decidem:

· que valores atuais são ainda úteis e devem ser mantidos?

· quais são prejudiciais para o alcance dos novos planos e devem ser abandonados?

· que novos valores precisam ser acrescentados?

Assim estarão construindo bases para uma liderança educadora** Cardwell, N.; Tichy, N.M., Feitas para o sucesso: Como grandes líderes ensinam suas empresas a vencer. Rio de Janeiro: Campus, 2003 Bennis (faltou referência, buscar com professor) identificou como características de 90 executivos bem sucedidos, presidentes de empresa ou do conselho de administração e líderes com altos postos no setor público:
Atenção através da visão: programa de trabalho, interesse profundo por resultados, visões e intenções fortes que atraem as pessoas.

· Significado através da comunicação: comunicação que cria significado para as pessoas, de forma que elas se alinham em apoio às metas abrangentes da organização, transmitindo as mensagens de forma inequívoca a cada nível.

· Confiança através do posicionamento: implica em responsabilidade final, previsibilidade, segurança.

· Autoconsideração positiva, relacionada à sabedoria emocional, contagiosa e que cria nos outros o senso de confiança: os lideres sabem o que valem, confiam em si próprios, sem permitir que seu ego ou imagem se interponha. Reconhecem seus pontos fortes e compensam os pontos fracos. Conservam-se trabalhando e desenvolvendo os próprios talentos, nutrindo suas habilidades com disciplina. Têm capacidade para discernir o ajustamento entre suas habilidades percebidas e o que o cargo exige. Estes líderes, a partir de sua autoconsideração positiva induzem uma autoconsideração positiva em seus empregados.

Estes líderes demonstram fazer uso de 5 habilidades relacionais primordiais:

· Capacidade de aceitar as pessoas como elas são, não como gostariam que fossem.

· Capacidade de abordar relacionamentos e problemas em termos do presente e não do passado – aprender com o passado sim, mas não repisar sobre o passado.

· Capacidade de tratar os que estão pertos com a mesma atenção cordial que concede a estranhos e a pessoas que conhece casualmente.

· Capacidade de confiar nos outros, mesmo quando o risco parece grande.

· Capacidade de agir sem a aprovação e o reconhecimento Bennis observa que a qualidade mais marcante dos líderes estudados talvez seja a maneira pela qual respondem ao fracasso.

Eles colocam todas as suas energias em suas tarefas.

Simplesmente não pensam em fracasso, nem usam a palavra, preferindo recorrer a sinônimos como engano, confusão, erro.

O que parece prevalecer nesses 90 líderes é uma feliz fusão entre trabalho e divertimento.


Bennis os compara com o arqueiro Zen que desenvolve suas habilidades até o ponto em que o desejo de atingir o alvo se extingue e homem, seta e alvo se tornam componentes indivisíveis do mesmo processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário