Tempo livre não significa repouso. O repouso, como o sono, é obrigatório. O verdadeiro tempo livre é apenas a liberdade de fazermos o que queremos, mas não de permanecermos no ócio.

Bernard Shaw

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Diferenças entre Coaching e demais metodologias


Embora o coaching utilize algumas técnicas, ferramentas ou teorias da psicologia, seu processo diferencia-se fundamentalmente da terapia. Uma das mais importantes diferenças está no fato de que a terapia tem como objetivo melhorar disfunções avaliando questões do passado, enquanto o coaching tem como foco o alcance de objetivos futuros.

O coaching, no entanto, não é consultoria. Enquanto grande parte dos consultores é especializada em áreas específicas e recomendam ações específicas ao cliente, o coach extrai do cliente as soluções e estratégias para alcançar o que ele deseja, atua de forma a levar o cliente a refletir, agir e se motivar continuamente por si próprio.

Quanto ao mentoring, a principal diferença é que este está ligado ao fornecimento de informações, de alguém mais experiente, sobre assuntos específicos. No processo de mentoring, um “mentor” irá dissipar dúvidas, ensinar, mostrar quais os melhores caminhos a seguir, etc. Já o coaching permite que o cliente adquira a independência do seu processo de autodesenvolvimento e passe a ser dono de suas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário